Concluiu sua graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), seguida por mestrado na mesma área e instituição em 1993, e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais em 2001, mantendo-se vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul como Professora Titular. Com expertise na área de Engenharia Civil e foco em Construção Civil, sua atuação abrange temas como tecnologia de concretos e argamassas, tecnologia de revestimentos, aproveitamento de resíduos em materiais de construção, desenvolvimento de novos materiais, avaliação de desempenho de materiais e componentes da construção, patologia das edificações, processos construtivos e restauro de edificações históricas.
🎓 Engenheiro civil, mestre e doutor em engenharia pela @ufrgsnoticias;
📜 Tem pós-doutorado pela CUJAE – Cuba;
👨🏫 Foi professor visitante na Universidade de Missouri of Science and Technology (EUA);
📕 É professor visitante na Université de Cergy-Pontoise (França);
🔎 É pesquisador da universidad de la Costa – CUC (Colômbia);
📚 É autor dos livros “Concreto Autoadensável”, “Patologia das Estruturas de Concreto, Aço e Madeira”, “Concreto de Ultra Alto Desempenho (UHPC)” e “Concreto Flexível com Fibras”;
👔 É membro permanente do Steering Board do CONSEC;
🔬 É Editor Associado do periódico RIEM;
🖌️ É Conselheiro eleito do IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto).
O professor Bernardo Tutikian é coordenador de inúmeros projetos inovadores, orientador de mestrado e doutorado e avaliador em periódicos internacionais como Construction and Building Materials, Cement and Concrete Research e ACI. Já publicou mais de 450 trabalhos em periódicos científicos e eventos técnicos.
Detentor de Formação Internacional Complementar em Patologia Avançada e Concretos Especiais, com experiência adquirida em instituições no Canadá, Inglaterra, Espanha, Portugal e México, este profissional é Mestre em Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2009, com graduação em Engenharia Civil obtida em 1998 na mesma instituição. Iniciou sua carreira como Técnico em Edificações pela UTFPR em 1995 e posteriormente co-fundou o Grupo IDD em 2008, assumindo o papel de Diretor de Planejamento. Além disso, é Sócio Fundador da DAHER Engenharia Consultiva desde 1999. Com passagens como professor em diversas universidades, incluindo a Universidade Positivo (UP), Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná, suas atuais responsabilidades incluem ministrar a disciplina de Concreto Armado na Faculdade IDD. Destacando-se na área de Engenharia Civil, concentra sua atuação em Materiais e Componentes de Construção, com enfoque em temas como concretos convencionais/especiais, controle de qualidade, patologias em obras civis e argamassas. O profissional ostenta conquistas notáveis, incluindo o recorde mundial em controle de qualidade do concreto de alto desempenho (fck=90MPa – Centro Empresarial Antártica) em 2006 e pioneirismo no controle de qualidade do concreto de alto desempenho no Paraná (Ed. Evolution Towers – fck = 60 MPa, 2004). Atua como responsável técnico pelo controle de qualidade do concreto e materiais em obras significativas, incluindo residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura no Paraná e em todo o Brasil, abrangendo projetos notáveis como o edifício mais alto de Curitiba – Universe Life Square. Assumindo posições de liderança, é ex-Presidente da Associação Brasileira de Patologia das Construções (ALCONPAT Brasil) e Membro do Conselho Diretor/Diretor de Certifição Pessoal no Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON).
J. Chris Ball has extensive work experience in the field of concrete preservation and repair. J. Chris is currently the Senior Vice President at Vector Corrosion Technologies, where they are responsible for implementing and promoting the latest technologies to preserve and extend the life of concrete structures. Prior to this role, they served as the President of Vector Corrosion Services for four years, overseeing the company’s operations and strategic development. Before joining Vector Corrosion Services, they held the position of Vice President at Vector Corrosion Technologies for 15 years. J. Chris Ball has also worked at Master Builders and Fosroc as a Product Manager, specializing in concrete repair. J. Chris began their career at Ryder System, Inc., where they served as a Rental Manager for several years.
J. Chris Ball obtained a Bachelor of Arts degree in Business Administration and Management from Bellarmine University, which they attended from 1983 to 1987. J. Chris later pursued a Master of Business Administration (MBA) degree in Business Administration and Management at the same university from 1991 to 1992.
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Engenharia Civil (Construção Civil) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2007), com estágio no exterior (Universiy of Technology, Sydney – Austrália) e estágio de pós-doutorado na Universitat Politècnica de Catalunya (UPC-Barcelona, Espanha, 2012). É professor Associado IV da Universidade Federal do Ceará (UFC), exercendo atualmente a chefia do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil (DEECC) e a coordenação do Laboratório de Materiais de Construção Civil da UFC. Atua no ensino de graduação em Engenharia Civil e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil (PEC) da UFC, além de participar e coordenar vários projetos de pesquisa e de extensão.
– Destaque da produção técnico-científica: 152 artigos científicos em congressos e revistas nacionais e internacionais; 32 orientações de mestrado e doutorado concluídas; 10 livros/capítulos de livro publicados dos quais se destacam:
– Gestão de Entulho de Obra – 2011
– Manual sobre Resíduos Sólidos da Construção Civil – 2011
– Greenbuilding – 2013
– Estudo da agressividade do ar em Fortaleza – 2016
– Manual de Gestão de Consumos e Efluentes da Construção Civil – 2019
– Concreto autoadensável: estudo comparativo com o concreto plástico em edificações verticais – 2019
Já realizou vários trabalhos de consultoria para empresas no Brasil e no exterior (Chile) acerca dos temas: Patologia das Construções, Tecnologia dos Materiais, destaque para concretos e argamassas, e Gestão de Resíduos da Construção Civil. No assunto de plano de concretagem com estudo termomecânico do concreto de fundações pode-se destacar:
– Obras de edificações ou industriais
- Radier do Ed. Acqualina, em Fortaleza/CE – Normatel Incorporações
- Base do regenerador da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), em São Gonçalo do Amarante/CE – CSC Engenharia
- Radier do IDB Condominium, em Fortaleza/CE – IDIBRA Participações
- Sapatas do Ed. Epic Residence, em Fortaleza/CE – Diagonal Engenharia
- Blocos de fundação do Projeto Parnaíba VI – Planta UTE do Complexo Parnaíba
- Blocos de fundação das fundações do Coco Bambu Derby, em Recife/PE – CMM Engenharia
- Duas vigas de concreto armado do empreendimento BS Flower, em Fortaleza/CE – BSPar
– Obras de parques eólicos
- Parque eólico Serrote, no Trairi/CE – Cortez Engenharia
- Complexo eólico Oitis, em Dom Inocêncio/PI – Dois A Engenharia
- Parque eólico Vento Certo II, em Santo Sé/BA – Dois A Engenharia
- Complexo eólico Monte Verde, em Jandaíra/RN – Cortez Engenharia
- Complexo eólico Ventos do Piauí, em Curral Novo/PI – Cortez Engenharia
- Complexo eólico Santo Agostinho, em Lajes/RN – Cortez Engenharia
- Complexo eólico Parque Agreste Potiguar, em Jandaíra/RN – Polimix
- Complexo eólico São Vitor, em Xique-Xique/BA – Dois A Engenharia
- Complexo eólico Assuruá, em Xique-Xique/BA – Cortez Engenharia
- Complexo eólico Rio dos Ventos Expansão, em Caiçara do Vento/RN – Cortez Engenharia
- Complexo eólico Cajuína, Fase A, em Lajes/RN – Dois A Engenharia
- Complexo Eólico Assuruá 5, em Xique-Xique/BA – Cortez Engenharia
- Complexo Eólico Serra do Seridó, em Junco do Seridó/PB – Dois A Engenharia
Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985). Realizou especialização em Patologia das Construções pelo Instituto Eduardo Torroja, Espanha (1988), mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em regime de sanduíche com a Aston University, Reino Unido, e o Instituto Eduardo Torroja, Espanha (1994). Além disso, concluiu um pós-doutorado na Norwegian University of Science and Technology (NTNU), Noruega (2009). Desde 1995, é Professor Titular na Universidade Federal de Goiás. Sua experiência na área de Engenharia Civil concentra-se na Durabilidade das Estruturas de Concreto Armado, abordando temas como concreto, durabilidade, monitoramento por técnicas não-destrutivas (eletroquímicas e ultrassônicas), corrosão e reabilitação de estruturas de concreto. Em reconhecimento às suas contribuições, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidad Científica del Perú (UCP) em 2013.
Possui formação em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013), incluindo um semestre de intercâmbio na Sungkyunkwan University, na Coreia do Sul. Obteve os títulos de Mestre e Doutora em Engenharia Civil na mesma instituição, abordando, respectivamente, a durabilidade do concreto e os concretos autocicatrizantes. Atualmente, desempenha a função de professora e pesquisadora no itt Performance – Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil da UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Suas áreas de atuação incluem sistema vertical de vedação, desempenho mecânico e estrutural, controle tecnológico do concreto, durabilidade dos materiais e sistemas construtivos, além de concretos de alto e ultra alto desempenho. Ministra disciplinas como Análise Estrutural I, Análise Estrutural II, Construção Civil I e II, Resistência dos Materiais e Mecânica dos Sólidos nas graduações de Engenharia Civil e Arquitetura da UNISINOS. Assume também a coordenação do curso de graduação em Engenharia Civil da UNISINOS e do curso de pós-graduação lato sensu em Patologia e Perícia das Edificações. No âmbito do PPGCI-UFRGS, atua como Jovem Docente Permanente, orientando trabalhos de conclusão de curso na Engenharia Civil e especializações lato sensu em Construção Civil, Patologia das Edificações e Desempenho. Além disso, possui reconhecimento pela organização de eventos científicos nacionais e internacionais, sendo revisora da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (RIEM).
Gibson Rocha Meira é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 1989); Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2004), com sanduíche no Instituto de Ciencias de Construcción Eduardo Torroja da Espanha (2001-2003). Atualmente é professor titular do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e professor efetivo do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Participa de grupos de trabalho da RILEM, onde atualmente é membro do Comitê Técnico RILEM OCM – On-site Corrosion Condition Assessment, Monitoring and Prediction, iniciado em 2022. Também tem participado de projetos de pesquisa em rede, de caráter nacional e internacional, com destaque para o INCT – Tecnologias ecoeficientes avançadas em produtos cimentícios. Tem colaboração, no campo da pesquisa científica, com o Instituto de Ciencias de la Construccion Eduardo Torroja (Espanha), Universidade do Minho (Portugal), Pontifícia Universidad Católica de Santiago (Chile), Universidad Tecnológica Nacional de Córdoba (Argentina), Instituto Tecnológico de Estudios Superiores de Monterrey (México) e diversas universidades no Brasil. Atualmente, dedica-se aos seguintes temas: durabilidade de estruturas de concreto armado, corrosão de armaduras em estruturas de concreto, métodos de proteção e recuperação de estruturas atacadas pela corrosão de armaduras e aplicação e avaliação do desempenho de materiais ecoeficientes em produtos cimentícios.
Técnico em edificações
Técnico em transações imobiliárias
Engenheiro civil
Pós graduando em engenharia diagnostica
Pós graduação em segurança do trabalho
Especialista em obras ( reabilitação de fachadas, projetos contra incêndio e adequação à bombeiros, inspeção predial, impermeabilização, obras de individualização de hidrômetros )
Jorge Dantas é engenheiro civil, graduado pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, com especialização em gestão de empresas na construção civil e engenharia de produção pela UFC, e curso de Gestão de Produção pela Columbia University. Ele desempenha a função de Diretor na Rodan Engenharia, atua como conselheiro no COMAT CBIC, é o atual presidente do INOVACON, e ocupa o cargo de vice-presidente no Sinduscon – Sindicato da Indústria da Construção Civil.
José Eduardo Granato é um engenheiro civil graduado pela Universidade de São Francisco, com especialização em diversas áreas, incluindo impermeabilização, recuperação estrutural, pisos industriais, aditivos para concreto e reforço estrutural com fibra de carbono. Ele desempenha o papel de Consultor Técnico Sênior na Viapol e possui experiência anterior como Gerente Técnico Comercial na mesma empresa. Além disso, é o Diretor da Granato Consultoria e Prestação de Serviços de Engenharia.
Possui formação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1982) e concluiu o mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Sua expertise está na área da Construção Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção. Atua como consultor em várias empresas, abordando temas como tecnologia do concreto e de argamassas, elaboração de projetos executivos para revestimento cerâmico e argamassado, diagnóstico de problemas em edificações, processos construtivos e desempenho de edificações.
Possui formação em engenharia civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e atualmente projeta estruturas de concreto armado e protendido de edifícios de múltiplos pavimentos. Atuou como Coordenador de Projetos da DCSE – Dácio Carvalho Soluções Estruturais, e atualmente Sócio proprietário desde 2016 da Norcalc Estrutural, empresa que atua em Fortaleza e região.
A Prof.ª Maria Angélica, com vasta experiência acadêmica, foi professora na UFSC e pesquisadora no IPT. Além disso, é diretora da NGI Consultoria desde 1998, atuando em gestão da qualidade e tecnologia de edificações.
⚙️ Contribuições Relevantes:
– Fundadora do CTE – Centro de Tecnologia de Edificações;
– Pesquisadora ativa na ABNT desde 1987, com destaque na elaboração da ABNT NBR 15575 (norma de desempenho) e NBR 17170 (norma de garantias das edificações).
A Prof.ª Maria Angélica traz uma riqueza de conhecimento e experiência, contribuindo significativamente para o avanço da construção civil. Não perca a oportunidade de aprender com essa referência no CBPAT 2024!
Engenheira Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestre em Engenharia Civil pela UFG (1999) e doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Trabalha na ELETROBRAS FURNAS com tecnologia do concreto, segurança de barragens e sustentabilidade, dando suporte à empreendimentos de geração. É especialista em reações expansivas responsáveis pela
deterioração do concreto como a reação álcali-agregado e o ataque
por sulfatos (DEF); patologista e microscopista do concreto.
Coordenadora de vários projetos de P&D+i Eletrobras Furnas-ANEEL em
temas relacionados à sustentabilidade, qualidade, durabilidade e
desempenho de estruturas de concreto há mais de 20 anos. Orienta
pesquisas de mestrado e doutorado em parceria com várias
universidades brasileiras, e responsável pela publicação de
métodos de análise e ensaios laboratoriais
(https://www.furnas.com.br [1]).
Autora do mais recente manual sobre DEF (Recomendações técnicas
para a prevenção da DEF e da fissuração térmica no concreto,
ebook, 1a ed., São Paulo, 2023) e do capítulo sobre “Reação
álcali-agregado no concreto” do livro: Concreto, Ciência e
Tecnologia, do IBRACON, 2022). Autora de práticas recomendadas
publicadas via IBRACON: (1) prática publicada sobre RAA em 2018 e (2)
Prática publicada sobre diagnóstico de RAA+DEF, em 2023). Autora do
capítulo 26 sobre REAÇÃO ÁLCALI-AGREGADO do livro Concreto,
Ciência e Tecnologia do IBRACON (2021) e de diversas publicações
técnico-científicas.
Representante brasileira no International Committee on
Alkali-Aggregate Reaction – AAR-IC e Membro do Comitê Científico da
ICAAR-2024 – International Conference on Alkali-Aggregate Reaction.
Membro “individual” da RILEM (International Union of Laboratories
and Experts in Construction Materials, Systems and Structures)-
Cluster D. Service Life and Environmental Impact Assessment até a
data atual: 1) Comitê 300-ARM : Alkali-aggregate reaction mitigation;
2) Comitê 299-TES : Thermal energy storage in cementitious
composites.
Membro do Comitê CT-201 – Ibracon – REAÇÕES EXPANSIVAS NO
CONCRETO e da Comissão na ABNT CB-18, CE-18:200.01 ‘Estudo de
Requisitos e Métodos de Ensaio para Agregados para Concreto’ desde
2005 => Participou da elaboração das 7 normas brasileiras ABNT NBR
15577 sobre reação álcali-agregado – RAA (Parte 1-7 publicadas nos
anos 2008/2018) e coordenadora do grupo de trabalho em ensaios
interlaboratoriais.
Editora do livro de P. Kumar Mehta e PJM Monteiro – Concreto,
Microestrutura, Propriedades e Materiais (edições 2008/2014).
Traduzidos do inglês para português. Coordenadora e coautora do
livro “Concreto Massa, Estrutural, Projetado e Compactado com Rolo –
Ensaios e Propriedades”, Ed. PACELLI. Furnas (1997).
Engenheiro Civil formado em 2008 pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, atualmente desempenha a função de Sócio-Gerente na ENGETI CONSULTORIA E ENGENHARIA S/S Ltda., uma empresa especializada em consultoria e projetos estruturais. Possui experiência como coordenador em diversos projetos de reabilitação, reforço e alargamento de estruturas de OAEs, com intervenções em mais de 300.000,00m² de tabuleiro. Possui também envolvimento no projeto e supervisão das obras de recuperação e troca de cabos da Ponte Pênsil de São Vicente. É membro ativo de organizações renomadas, incluindo IABSE (International Association for Bridge and Structural Engineering), IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto), ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas – Grupo Brasileiro do IABSE), ABCIC (Associação Brasileira de Construção Industrializada de Concreto), ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e ACI (American Concrete Institute). Na ABECE, ocupou a posição de Diretor-adjunto de relacionamento na gestão 2018-2020. Além disso, integra o comitê 364 para Reabilitação de Estruturas de Concreto do ACI. Contribue como professor em cursos de pós-graduação, abordando temas relacionados à reabilitação, reforço e inspeção de estruturas de pontes e viadutos.
Bacharel em Engenharia Eletrônica pela Universidade Paulista (2006), Tecnico em Eletrotécnica pelo Centro Federal de Educ. Tecnológica de São Paulo (2000). Afiliado ao ALCONPAT e IBRACON, membro do comitê técnico CT-402 Ensaios não destrutivos em estruturas de concreto, atua no desenvolvimento de normas para ensaios não destrutivos de tecnologias já publicadas e participa na elaboração de novas normas para tecnologias.Com atuação desde 2008 na área de ensaios não destrutivos para a indústria da construção, metalúrgica e papeleira pela empresa Screening Eagle Proceq, realiza palestras e seminários nos países da América Latina em universidades, instituições de engenharia e eventos correlacionados ao tema de ensaios não destrutivos. Dentro da companhia Screening Eagle Proceq contribui com a melhoria das novas tecnologias do grupo Tectus Dreamlab através de constantes treinamentos nas unidades Screening Eagle Proceq Estados Unidos e Suíça.
Engenheiro civil pela Escola de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em 1999. Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Master pelo Instituto Eduardo Torroja de Ciências de la Construção (IETCC), Madrid – Espanha – 2004. Professor dos cursos de pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Instituto IDD e Universidade Estadual de Londrina – UEL. Diretor da ABECE por quatro gestões e Diretor da Região Sudeste da Associação Latinoamericana de Controle de Qualidade e Patologia das Construções – ALCONPAT. Participa de diversas comissões de estudo para redação e revisão de normas da ABNT. Atua como Diretor Técnico dentro da Carmona Soluções de Engenharia
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Mogi das Cruzes e com MBA em Administração e Gestão de Empresas pela FGV, William Medeiros iniciou sua carreira profissional na área comercial há mais 20 anos na Cerâmica Gyotoku, uma das referências no segmento de revestimentos na época.
Com forte experiência na área comercial e prática no varejo geral e especializado – supermercadista, construção e de decoração – domina os processos de distribuição, venda direta e exportação, além de conhecimento aprofundado nos setores de alimentos, materiais de construção, iluminação decorativa e iluminação pública em LED. Nessa sua trajetória, percorreu praticamente todo o Brasil abrindo contato com fornecedores, distribuidores e clientes.
Conta ainda com expertise na área de marketing, onde atuou no desenvolvimento, lançamento e introdução no mercado de produtos e embalagens, com participação nos maiores eventos do setor.
Na Sto Brasil desde sua chegada ao país em 2014, foi um dos responsáveis pela implementação da filial brasileira e desde então atua como Gerente Técnico, Comercial e de Marketing.